Transformação digital para empresas de tecnologia

Transformação digital para empresas de tecnologia

Sobre a nossa conversa de quinta-feira e a pergunta feita sobre o volume de informações e alguns palpites sobre o futuro das organizações.  

Eu destacaria alguns pontos que merecem a atenção dos executivos responsáveis por conduzir as empresas para o futuro.

Sobre concorrência

A concorrência não é a mesma. A Samsung produz componentes que a Apple utiliza nos iPhones e a Apple disputa palmo a palmo o mercado de smartphones com a própria Samsung. E a Apple não vende smartphones e sim serviços na ponta dos dedos. Esta concorrência assimétrica molda os negócios do futuro. Enquanto a sua empresa está preocupada em conseguir uma reunião com aquele cliente importante para apresentar produtos que os seus concorrentes também possuem, um grupo de empreendedores mais ágeis e com menos contas para pagar está escrevendo o código de uma nova plataforma que não necessitará da intervenção de nenhum revendedor ou distribuidor no processo de compras ou estarão buscando algum outro modelo de negócios mais alinhado com as necessidades dos clientes. 

Lideranças

A mentalidade deve ser digital. As lideranças devem estar preparadas para ajudar suas equipes com práticas modernas de gestão de pessoas e buscando a inovação como forma de transformar a organização. Promover a cultura da mudança e estabelecendo indicadores e premiações para aqueles que desenvolvem novos formas de crescimento da empresa.

Processos, inovação e novos modelos de negócio

A sua empresa não pode vender tecnologia e ser analógica em seu processo de pedidos. Por exemplo: se você tem que enviar um e-mail confirmando um pedido ou é necessário que o cliente assine a OC para que seja dada sequência no processo, algo que não está certo está muito errado! E se você estiver pensando no custo disso é porque não desenhou parcerias efetivas com seu ecossistema (fabricantes e distribuidores) ao ponto de rachar a conta com eles. E se você está em dúvida se o cliente quer ou não este tipo de tecnologia também está errado porque a gente não acha nada! Hoje é importante que você saiba o que o cliente está buscando e desenvolver junto com ele. É o mundo da co-criação! E também o mundo onde a jornada de compra deve ser entendida. Como seu cliente faz negócios? Como ele define novas tecnologias e faz suas compras? Neste momento o seu cliente pode estar trabalhando em uma revolução nos negócios dele e você não sabe.

*texto tirado de um bate-papo que tive com amigos da área de tecnologia, onde expressei minha opinião sobre o atual momento do mercado.

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